quarta-feira, 28 de maio de 2008

Leitura prazerosa e ao ar livre


Essa é uma ótima notícia para os amantes da leitura e aqueles que querem começar o mês de junho lendo um bom livro. Entre os dias 30 de maio e 01 de junho acontece na Praça da Matriz, em Feira de Santana, a I Feira do Livro. A feira é promovida pela UEFS com apoio dos estudantes da Unef. Nos três dias de exposição, os alunos dos cursos de Jornalismo, Adminstração e Publicidade e Propaganda da UNEF realizam a cobertura jornalística, divulgação e administração dos stands do evento.

Como diz Zuenir Ventura, não importa o livro que você lê, o mais importante é estar sempre caminhando lado a lado com a leitura. Então, sem dúvidas, esse é o momento de estimular a população feirense a expandir seus horizontes através do acesso ao livro.

"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede". Carlos Drumond de Andrade

Grande parte da população brasileira ainda não tem condições para comprar um livro e não se importa com isso porque adquirir o conhecimento não se tornou uma prioridade em sua vida, muitas vezes, por causa da falta de oportunidades na educação formal. Mas, não se pode esquecer que ter acesso à informação é um direito humano e o poder público precisa garantir esse direito a todos. Uma feira dessa dimensão é o espaço ideal para que as comunidades possam descobrir as diversas formas de conhecimento que os livros oferecem e que ainda são disponíveis para poucos.

Confira a cobertura completa da feira no Blog Entrelivro: www.jornalentrelivros.blogspot.com

terça-feira, 27 de maio de 2008

Pelo acesso livre à informação



Começam as fases preparatórias da I Conferência Estadual de Comunicação da Bahia que acontece de 14 a 16 de agosto. Nessa primeira etapa, de 04 a 06 de junho, será realizada a Conferência Livre de Comunicação, em Salvador. Esse é momento especial para os atores que lutam pela democratização da comunicação.

segunda-feira, 26 de maio de 2008


A turma de Jornalismo Digital agradece a presença dos jornalistas Jânio e Linéia que nos ajudaram a entender melhor esse mundo do blog que transforma as intimidades e fatos em notícias com uma pitada de sensibilidade e humor.

Jânio Rego e estudantes da UNEF discutem sobre a Blogosfera



O jornalista e blogeiro Jânio Rego esteve em sala de aula da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), à convite dos estudantes da disciplina de Oficina de Jornalismo Digital, do Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, na segunda-feira (26). Na ocasião, o jornalista conhecido na cidade pela sua atuação no mercado e pelo seu Blog (www.blogdafeira.com.br), retratou sua história profissional e discutiu com os alunos as tendências da Blogosfera.
Para Jânio, o blog é uma ferramenta e pode passar a ser comercial. “Blog é um site e todos precisam ter o seu, porquê ele tem uma coluna vertebral e é um meio prático, além de ser um caminho mercadológico”. As discussões dos alunos giraram em torno das definições do “diário on-line” e de suas tendências, qualidade e futuras modificações. Jânio ainda acrescenta: “Na internet, o importante é causar impacto pela quantidade de informações que são veiculadas, através da linguagem e do 'olho' diferenciado, ou seja, gerar jornalismo de qualidade”, ressalta o blogeiro.

TV dá barrigada e sites repercutem sem checar

Que tal ? Leia agora no link:

A apuração é mais que necessária, mesmo que a informação saia de um veículo "tradicional.


O Blog em debate



O jornalista Jãnio Rego durante debate na aula de Jornalismo Digital do Professor Andrews Pedra Branca. O blog em debate

Ética blogueira

Claudio Ferreira fala de ética e da possibilidade de uma auto-regulação por quem faz a web.
A web é a terra das liberdades, a "Land of free" como diriam os norte-americanos em sua ode (quer dizer, hino) à bitolação. Concordo e sou plenamente favorável a não existirem controles, dogmas e imposições, em tese, na internet. Mas que tal pensar um pouco sobre algumas coisas que norteiam a convivência das pessoas.
Não, não estou falando de religião, família ou propriedade. Afinal, sou agnóstico, tenho filhos em casamentos sem papel e nenhuma propriedade. Estou falando de ética mesmo e da possibilidade de uma auto-regulação por quem faz a web.
Não vamos falar do tema recorrente de roubo de conteúdo, o famoso "copy e paste" sem creditar o autor do texto ou mesmo do plágio eletrônico, que se tornou comum, porém de fácil investigação e solução. Quero falar da ética de confundir conteúdo com publicidade, jabá com opinião, informação independente com discurso pronto etc.
Primeiro, as pessoas lêem e criam os blogs porque se cansaram dos meios de comunicação tradicionais, querem ver conteúdo inteligente, inovador, interessante e idéias – por mais brilhantes e estapafúrdias que elas até possam ser – próximas daquilo que elas pensam. O papel básico dos blogs é bem claro, mesmo que muitos deles tenham sido cooptados em larga escala pela mídia tradicional ou seu modelo seja utilizado por e para qualquer coisa.
Esse movimento desembocou na criação ou existência do Problogger, o profissional que ganha dinheiro com seu blog. Nada contra a "figura" ou a profissionalização do meio, muito pelo contrário, porém existem alguns procedimentos que me causam espanto. Principalmente quando a opinião pessoal se confunde com releases de produtos, ou seja, com uma visão oficial.

Interação entre os meios


Jânio conta que o Blog da Feira teve um grande crescimento e que o objetivo futuramente é que as notícias veiculadas no blog sejam impressas quinzenalmente para circulação local.

"Na internet, o importante é causar impacto pela quantidade de informçãoes que são veiculadas". Jânio Rego

Jânio Rego fala sobre seu blog que transformou-se em site

Em palestra apresentada pelo jornalista Jânio Rego na UNEF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana),na aula do professor Andrews Pedra Branca, na disciplina de Oficina de Jornalismo Digital, ele nos diz que o Blog começou como um diário pessoal, hoje a maioria dos Blogs são voltados para textos com linguagens jornalísticas. Antes Jânio possuia um blog, "O Blog da Feira", hoje modificado, transformou-se em um site com o mesmo nome, acrescentado com o slogan O seu Jornal na internet.

Presença marcante

Registramos a presença da radialista Linéia Fernandes, que veio também dá sua parcela de contribuição nesse debate, que segue com muito entusiasmo e discussão.

Jânio expõe uma nova visão sobre Blog

O blog passou a ser utilizado em diferentes profissões, não é específico de nenhuma.

"Por que Jornalismo?"

Bem, ele explica que o jornalista é quem possui a técnica da captação da atenção.
Jânio conta um pouco de sua experiência dizendo que já não se enquadra na questão do Blog. Tanto que não utiliza o formato tradicional do Blog. "Formei um site com nome de Blog", afirma.

Em seguida...

...Rafael Velame falou sobre o início do blog, que se deu como uma "viagem pessoal do blogueiro". Exemplificou, também, com a história de um rapaz de Cruz das Almas que criou um blog para divulgar notícias sobre a política da cidade.
Explicando em outras palavras (teóricas) o comentário de Rafael, Andrews cita McLuhan com a regionalização da comunicação como consequência do avanço das tecnologias.

Como tudo começou...

20:10 hs
O blogueiro Jânio Rêgo contou como descobriu a blogosfera. "Conheci Blog em 2003, em Natal, no Rio Grande do Norte através de um amigo. 0 Blog é um diário pessoal diferente. Logo de cara eu senti como esse novo espaço como diário pessoal, mas usei como formato de uma coluna de jornal. Notinhas falando mais do que eu podia falar em um jornal em que eu mantinha uma coluna, mas tinha pouco espaço. Aí então transferi minha coluna do jornal Tribuna Feirense para um blog hospedado na uol".

"Capturar a atenção das pessoas com o que escrevemos" - frase de Jânio Rêgo

Enfim, a discussão do Blog sobre Blog

O debate foi iniciado pela aluna Rose Leal, em que citou sobre a curiosidade do acesso aos blogs por parte de interessados, como forma também de alimentação da ferramenta. Ela questionou também sobre essa alternativa: "Por quê não utilizar o blog jornalisticamente?"

Duvida

19:52 hs
Surgiu uma dúvida no debate...
Blog: diário pessoal ou novo jornalismo?

O que você pensa sobre isso?

Informalidade



E vamos ao debate...Jânio fala que a linguagem do Blog é mais informal e irreverente porque a internet dá essa liberdade. "Precisamos sim ser éticos na escrita, mas quando escrevo no Blog não passo pela censura de um editor para escrever meu texto, para mim essa é uma válvula de escape essencial", conta. Até que ponto esa informalidadade e irreverência é positiva?

Começou o Debate

19:45hs
Por enquanto, o polêmico blogueiro Jânio Rêgo só observa a fala do professor Andrews Pedra Branca.

Será mesmo que irão postar???


É bom que fique guardado entre quatro paredes...
O Blog não precisa ser tão pessoal assim. (rsrsrs)

Na redação

Hoje, nossa redação recebe a visita do jornalista e blogueiro Janio Rego que vai contar um pouco das suas experiências na blogosfera. Confira os debates!!!!

Qual o faturamento dos blogueiros brasileiros?


Essa é prá você Fábio :)

Alguns blogueiros que divulgaram seus vencimentos com seus blogs:

O Cardoso www.contraditorium.com foi o primeiro a divulgar seus ganhos, ainda em 2006. Muitos o consideram o primeiro problogger brasileiro.

Rafale Slonik, o cara do Novo-Mundo (http://novo-mundo.org/log/). Divulgou seus ganhos em Janeiro de 2007 (http://blogverde.com/2007/02/01/fechamento-de-janeiro-07-recorde/)e várias outras vezes…

Celso junior prometeu divulgar suas arrecadações com seu blog e fez um post com o balanço de 2007. (http://www.celsojunior.net/blog/2008/01/02/balanco-geral-e-completo-de-visitas-e-rendimentos-de-2007/
Parece que divulgar rendimentos em seus respectivos blogs virou comum e o caso mais recente foi do Anderssauro ao expôr seus recordes de faturamento referentes a março de 2007. http://anderssauro.com/adsense/balanco-de-marco-senhores-temos-um-novo-recorde/
Só nos resta saber qual será o próximo…

Fonte: Blogverde.com

Os cinco blogs mais bem sucedidos do Brasil

Conheça o ranking dos blogs mais visitados no país:

Interney

O líder isolado da lista é o Interney um blog de variedades desenvolvido por Edney Souza muito conhecido em todo o Brasil pela sua façanha de ter conseguido fazer seu blog uma fonte de renda tão eficiente a ponto de largar seu emprego e viver somente dos lucros de seu blog.

Blog do Noblat

O Blog do Noblat ocupa o segundo lugar, especializado em noticias que envolvem desde política ate economia, é desenvolvido atualmente por Ricardo Noblat o primeiro repórter de grande popularidade a colocar suas resenhas no formato Weblog o Blog do Noblat esta atualmente no IG mais de malas prontas para o Globo.com.

Br-Linux

O terceiro lugar vai para o Br-Linux o blog de programadores e desenvolvedores de Linux, sendo reconhecido no mundo inteiro por suas contribuições no mundo da informática. Seu fundador Augusto César Campos trouxe grande inovação ao criá-lo, pois ele apresenta características também de um fórum, o Br-Linux é hoje considerado não somente um blog mais um símbolo da luta por softwares livres no mundo.

BlueBus

O quarto lugar da lista é um blog bastante peculiar, pois conta com uma interface bem diferente da maioria dos blogs de hoje esse blog é o BlueBus mesmo com essa diferenciação é considerado um blog pois matem rapidez, objetividade, abreviações e citações principais características de um blog, de propriedade de Júlio Hungria seu conteúdo consiste em publicidade e propaganda focando sua cobertura também em tecnologia, diversão e internet.

Kibe Loco

Faturando o quinto lugar o blog Kibe Loco é o principal blog de conteúdo basicamente humorístico se tornou popular no Brasil quando os usuários começaram a compartilhar fotos humorísticas do blog por e-mail.

Formato da notícia na web

Confira o artigo do professor Marcos Palácios:
href="http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/palacios/compostextofinal.doc">

O caminho entre a ficção e a informação

Essa é uma trilha percorrida pelos blogueiros que querem expor fatos e opiniões para sua “tribo”. Os blogs passam a fazer parte de uma aldeia virtual da informação, onde a escrita informal é a primeira regra estabelecida para o contato com os visitantes.
O texto leve dos blogs, que se aproxima da crônica, chama atenção dos internautas. Para a jornalista Denise Schittine, os diaristas virtuais tentam escrever com uma linguagem que se assemelha a dos meios de comunicação de massa, enquanto o jornalista procura se expressar de forma mais ficcional e cotidiana para se livrar das obrigações editoriais da profissão.
E para manter a interação constante com o leitor uma nova escrita precisou ser construída para a internet. Textos com frases mais curtas que lembram a linguagem oral e elementos gráficos fazem parte dessa linguagem. Essa escrita marcada pelos valores sociais do blogueiro revela os traços da personalidade de quem escreve, não precisando se tornar um diário íntimo, como afirmam muitos blogueiros.
Segundo o blogueiro Edney Soares, o diário é um meio que vai além da mídia de massa por não ter o compromisso com a venda e está em fase de intenso crescimento. Mesmo sem a necessidade de comercializar para que o meio sobreviva é preciso garantir o tráfego diário. Por isso, o blog precisa ser alimentado, pois os diários virtuais são lidos e recebem as reflexões dos leitores, que nesse momento são produtores e consumidores da informação.

Blog, um diário virtual

No livro Blog: Comunicação e Escrita Íntima da Internet (Civilização Brasileira, 240 págs), da jornalista Denise Schittine, percebemos que os blogs trouxeram de volta a prática da escrita íntima assim como o e-mail é responsável pelo retorno da troca de correspondência. Fenômeno on-line dos mais populares, pela primeira vez os diários virtuais viraram alvo de estudo no Brasil.
Ainda nesse livro a autora analisa e fala sobre os diários íntimos na Internet, um fenômeno que já invadiu a vida de muitos internaltas por aí. Denise analisa não só os blogs, mas também os antigos diários escritos em cadernos e guardados a sete chaves. A análise parte do princípio de que antes, os diaristas escreviam e escondiam seus segredos, mas já imaginavam um público leitor, mesmo que ninguém tivesse acesso a seus escritos. Com o blog é diferente! Nós escrevemos para pessoas desconhecidas, contamos coisas íntimas que muitas vezes, não contaríamos até a nós.
Segundo a escritora, a popularidade dos blogs confirma que o desejo íntimo de todo escritor é ser lido. “A grande procura do homem no Ocidente é a do Outro, da aprovação do Outro. E os blogueiros são os corajosos, autores que decidiram botar a cara a tapa, ficar sujeito a opiniões.”

Blogueiros jornalistas

Publicar conteúdos que abordam assuntos variados com uma linguagem leve e de fácil entendimento, entretanto que muitas vezes expressa sua opinião pessoal é a função de muitos blogueiros.
Alguns ainda acreditam que o blog serve apenas como diário virtual onde contam um pouco da sua vida cotidiana. Porém com o avanço da Internet surge um leque de oportunidades que fazem do “diário virtual” um grande instrumento se disseminação de noticias e discussão de diversos assuntos. A partir deste momento o blogueiro começa a fazer de certa forma o papel de um jornalista, ou seja, escrever para seus leitores.
O blog transforma-se então em um instrumento de comunicação formador de opinião que de certa forma foge as regras e mistura a formalidade do texto escrito e a linguagem coloquial do texto falado, e que caminha numa via de mão dupla informando e deixando ser informado, pois dá total espaço para o leitor também ser uma espécie de redator do veiculo.
Por: Priscila Mendes

domingo, 25 de maio de 2008

De graça não dá


Por: Alexandre Affonso

Como fazer de seu blog um campeão de audiência

David Sifry, fundador do Technorati, site que monitora quase 50 milhões de blogs, dá dicas para tornar seu blog um favorito da internet

1. Reaja rapidamente
Comentar notícias quentes e fatos relevantes do cotidiano gera muito tráfego
2. Facilite a leitura
Capriche no visual e no texto. Quanto mais atraente forem, maiores as chances de você conquistar a audiência
3. Abuse dos links
Quanto mais sites você indicar, mais será indicado por eles
4. Fique visível
Ajude os mecanismos de busca a encontrar seu blog. Faça com que nome e endereço na web sejam iguais e classifique os posts por assunto
5. Publique sem parar
Nada mais frustrante que voltar a um blog e não encontrar nada novo. Um post por dia é o mínimo para quem quer chegar ao estrelato na blogosfera

Fonte Revista Época
Por:Ricardo Amorim e Eduardo Vieira

Ainda não tem um blog?

Basta escolher um provedor, um nome e o visual. Serviços gratuitos encontrados na web ajudam a incluir mais ferramentas no site

Escolha o provedor
Praticamente todos os grandes portais brasileiros oferecem a seus assinantes serviços para a criação de blogs. Fora deles, há uma infinidade de opções. Eis algumas das mais populares:
Blogger (www.blogger.com)
My 1 Blog (www.my1blog.com)
The Blog (www.theblog.com.br)
Pop Blog (www.pop.com.br/popblog)
Word Press (www.wordpress.com) - em inglês
Live Journal (www.livejournal.com) - em inglês
Blogsome (www.blogsome.com) - em inglês
Open Diary (www.opendiary.com) - em inglês

Escolha um nome
Pense em algo criativo e que tenha a ver com o que pretende escrever. E torça para que o nome ainda não esteja registrado naquele provedor.

Escolha o visual
Ele é a cara do seu blog. Os serviços de hospedagem oferecem várias opções. Também há sites que oferecem modelos gratuitos para download:
http://www.brumaximus.blogger.com.br/
http://www.templates4free.blogger.com. br/galeria1.htm
http://www.elated.com/pagekits/
http://www.thegraphicshop.org/blogtemps.shtml
http://www.love-productions.com/graphics/setlist.html

Para incrementar sua página, você pode ainda
Adicionar um contador de visitas
Para saber quantas pessoas visitam seu blog e de que parte do mundo elas vêm. Um dos mais populares e completos é o Sitemeter, que pode ser obtido grátis na página www.sitemeter.com

Outras opções:
http://www.realtracker.com
http://extremetracking.com
http://www.freestats.com

Adicionar uma ferramenta de busca
Para procurar coisas no blog e na internet, você pode incluir o mecanismo em sua página. Os serviços mais populares para fazer isso são:

Google - http://www.google.com/services/free.html
Atomz - http://center.atomz.com/join/
Free Find - http://www.freefind.com/

Exibir anúncios e ganhar dinheiro
O sistema de publicidade mais usado em blogs é o Google AdSense. Com ele, os anúncios exibidos no site são de alguma maneira relacionados ao conteúdo publicado. A cada clique, você fatura alguns centavos. No final de cada mês, o Google paga pelo total de cliques no período. Para aderir, visite:
https://www.google.com/adsense/

Fonte: Revista Época
Por: Ricardo Amorim e Eduardo Vieira

Nova roupagem para o diário virtual

A maioria dos blogueiros rejeita a idéia do blog ser um diário pessoal. Para os diaristas virtuais, o blog já rompeu o seu caráter confessional, onde quem escreve apenas conta sua vida em pedaços, sem nenhuma informação adicional que interesse aos leitores. Agora, para aumentar a interação com seus visitantes, o blogueiro mistura seu cotidiano com informações que interessam ao seu público, dando opiniões sem a imparcialidade que é pregada no jornalismo. Esse se tornou um espaço virtual que vai além da mídia de massa e está impregnado de opiniões. Apesar das limitações, como o tamanho do texto e a influência dos visitantes, o blog se tornou um meio democrático que abre espaço para o significativo número de internautas.

Os blogs mais quentes


Descubra os blogueiros que ditam o rumo da internet nacional

O jornalista Noblat alimenta seu blog no escritório de sua casa. Ele conseguiu se tornar leitura obrigatória da classe política

Blog do Noblat
O que traz: Política
Quem faz: O jornalista Ricardo Noblat
O blog surgiu quando Noblat trabalhava no diário carioca O Dia. Mesmo demitido, ele continuou atualizando a página. Ao descobrir que a audiência passava dos 150 mil visitantes por mês, se empolgou. O blog do Noblat é uma das estrelas da blogosfera política brasileira. Recebe mais de 1 milhão de visitas mensais. Noblat publicou em primeira mão a saída do ex-deputado José Dirceu da Casa Civil e a prisão do publicitário Duda Mendonça em uma rinha de galos. E também já publicou boatos e notícias falsas, como o resultado da última pesquisa eleitoral do Ibope.
http://noblat1.estadao.com.br/noblat/

Jesus, me chicoteia
O que traz: Uma paródia da Bíblia
Quem faz: O jornalista Marco Aurélio dos Santos
É um blog pouco recomendado para católicos fervorosos ou para os mal-humorados. Num capítulo publicado na semana passada, Marco Aurélio narra a saga de Elias, profeta de Javé, o Deus do Antigo Testamento. Na versão contada por ele no blog, esse Deus é vingativo, impaciente e muito desbocado. Solta palavrões nas conversas com Elias. As passagens mais engraçadas são discussões entre o profeta e Javé, em que ambos trocam insultos.
http://www.jesusmechicoteia.com.br/

Kibe Loco
O que traz: Humor debochado
Quem faz: O publicitário Antonio Tabet
O Kibe Loco é famoso pelas fotomontagens com políticos e celebridades. Um dos campeões de audiência foi uma foto do ex-deputado Roberto Jefferson, apresentado como se fosse o empresário Roberto Justus no programa O Aprendiz. A cada denúncia de Jefferson no caso do mensalão, o Kibe Loco mostrava o acusado sendo demitido, como no programa de Justus na TV. Graças ao sucesso na internet, o blog ganhou um quadro no programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo.
http://kibeloco.blogspot.com/

Cocadaboa
O que traz: Humor negro, notícias falsas e besteirol
Quem faz: O economista Wagner Martins
O site está no ar desde o fim de 2001. Virou blog há cerca de um ano e meio. Seu autor, conhecido pelo pseudônimo Mr. Manson, é mestre em aplicar pegadinhas em jornalistas espalhando notícias falsas pela web. A mais famosa foi o lançamento do Sexkut, uma versão com sexo explícito do site de relacionamentos Orkut. Recentemente, ele lançou uma campanha pela libertação de Suzane von Richthofen, condenada pelo assassinato dos pais. O nome: Free Suzane.
http://www.cocadaboa.com/

Interney
O que traz: Tecnologia e variedades
Quem faz: O programador Edney Souza
Edney é um pioneiro. No início da era dos blogs, o Interney foi um dos 20 mais importantes do mundo, segundo a revista Wired. Uma das especialidades do blogueiro são os questionários on-line. Eles costumam se espalhar rapidamente pela internet. Alguns exemplos: "Você é ajustado sexualmente?", "Você é paranormal?". O sucesso permitiu que o blogueiro abandonasse seu antigo emprego. Hoje ele diz viver da receita de publicidade do blog.
http://www.interney.net/

Querido Leitor
O que traz: Notícias e variedades
Quem faz: A jornalista Rosana Hermann
Este deve ser um dos blogs com atualizações mais freqüentes no mundo. Longe de um teclado, Rosana diz que já escreveu um post num guardanapo, fotografou e enviou ao blog pelo celular. No Querido Leitor, você é capaz de ficar sabendo até a hora em que a blogueira tomou banho. Rosana vasculha sites, jornais, revistas e programas de TV em busca de informações para compartilhar. Um dos picos de audiência ocorreu quando ela publicou fotos da agressão do cantor e apresentador Netinho ao Repórter Vesgo, do programa Pânico na TV.
http://queridoleitor.zip.net/

Pensar Enlouquece
O que traz: Atualidades e comportamento
Quem faz: O bancário Alexandre Inagaki
O blog traz os textos de Inagaki. Eles costumam ser bem escritos, em estilo sarcástico, e versam sobre filmes, amor, vida digital e assuntos culturais. Inagaki também é um exímio garimpeiro da internet. Foi dele uma das descobertas recentes de maior sucesso na rede: a foto de Lila Zidane, irmã do craque francês que teria sido o pivô da cabeçada no italiano Materazzi na final da Copa do Mundo.
http://www.pensarenlouquece.com/

Blog do Juca
O que traz: Esportes
Quem faz: O jornalista Juca Kfouri
Um dos jornalistas esportivos mais conhecidos do país mostra na internet um estilo ácido e contundente. Durante a última Copa do Mundo, o blog foi um dos campeões de audiência da internet brasileira, com mais de 100 mil visitantes e mil comentários por dia. Foi um dos primeiros a levantar a polêmica sobre qual dos árbitros teria visto a cabeçada de Zidane em Materazzi na final da Copa. De acordo com Kfouri, o árbitro, pelas regras da Fifa, não poderia ter sido avisado por alguém de fora do campo. E, portanto, Zidane não poderia ter sido expulso.
http://blogdojuca.blog.uol.com.br

Fonte: Revista Época

Os Campeões de audiência

Em diferentes categorias, os melhores blogs do mundo

Boing Boing
Das dez coisas mais interessantes que você vai ver na internet, nove aparecerão primeiro aqui

Engadget
Conheça as novas engenhocas eletrônicas antes que elas cheguem ao mercado

PostSecret
Um confessionário virtual para onde as pessoas mandam seus segredos mais escondidos

Google Blog
Traz notícias da empresa, além dos últimos acontecimentos da vida on-line e da cibercultura

Break.com
Sabe aquelas fotos engraçadas da internet? Provavelmente muitas delas saíram daqui

Pitchfork
Novidades do mercado fonográfico, críticas de discos e downloads de graça no formato MP3

Flickr Blog
Uma exposição de fotos feitas por fotógrafos como você, compiladas do site de compartilhamento Flickr

Daily Kos
Com críticas ao governo americano, é um dos mais influentes sites políticos dos Estados Unidos

Gawker
Promete as principais fofocas de Nova York envolvendo celebridades, artistas e modelos

Dooce
A vida de uma dona de casa que foi demitida por causa do blog. Hoje ela ganha dinheiro com o site

Fonte: Revista Época

Blog, a grande sacada

Já nem é notícia que o Blog é uma ferramenta muito utilizada para externar fatos, acontecimentos, sentimentos... A novidade é que este meio virtual vem se tornando uma grande sacada como maneira mais rápida e eficiente de se relatar notícias diretamente de testemunhas oculares, à frente de outras mídias tradicionais. Mas a quem esta ferramenta poderia ser útil a ponto de virar uma grande sacada?

Naturalmente, a resposta mais se aproxima dos profissionais da área, como jornalistas e repórteres. Mas quando a notícia (por ser mesmo notícia) exige rapidez na cobertura e divulgação dos fatos, nem sempre é o profissional quem está presente. Quem, portanto, acaba assumindo seu papel são os blogueiros, que, embora sem titulação apropriada, manifestam o desejo de escrever como jornalistas, enquanto que estes, buscam uma escrita mais leve, menos informativa e mais ficcional quando se trata de postagens em Blogs, segundo Denise Shittine, em Blob: Comunicação e escrita íntima na internet.

E o que fica visível na busca dessa alternativa de divulgação de notícias, é a alteração na escrita e a preocupação, em linhas gerais, de tornar o Blog como uma fonte fidedigna de informação, tentando, com isso, aproximar não mais um público restrito, mas leitores do mundo inteiro.

sábado, 24 de maio de 2008

Blog FAQ - Dicas para Blogs

FAQ é a acrossemia de Frequently Asked Questions (perguntas feitas frequentemente). O objetivo desta página é ajudar o internauta a se tornar um blogueiro, ajudar o blogueiro iniciante a incrementar o seu blog e o blogueiro experiente a se atualizar com os recursos disponíveis no mundo dos blogs.

Esta página é um guia rápido para blogs, para se aprofundar em construção de sites e outras áreas da informática é importante ler e estudar muito. O site Apostilando, possui apostilas de diversos assuntos que com certeza serão úteis em sua empreitada.

Aproveite e visite também o Fórum Blogueiros, ele dispõe de uma seção específica para dúvidas e dicas sobre blogs. Acesse: http://www.interney.net/blogfaq.php

Dica de Leitura


Título: Blogs! Seja Um Editor na Era Digital
Autor: Pinto, Marcos Jose

Comunicação Corporativa mostra maturidade e avanços


Aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de maio, em São Paulo, o 11º Congresso Brasileiro de Comunicação Coorporativa, um dos eventos mais importantes da Corporativa da América Latina. Mais de 700 profissionais de todo o país, e também do exterior, fizeram-se presentes num congressamento importante para uma área que a cada dia ganha terreno e importância no âmbito das empresas e das organizações públicas e privadas.

Monitorado por uma eminente equipe de profissionais, dentre representações do Sindicato Nacional das Empresas de ComunicaçãoSocial - Sinco, Associação Brasileira das Agências de Comunicação - Abracom e Jornalistas&Cia , o evento discutiu o assunto que estamos trabalhando em nossa disciplina, a Era Digital, e como não, o Blog, que traz estatísticas EXTREMAMENTE VALIOSAS para NÓS, essas que dificilmente veríamos em sala de aula.

O texto a seguir foi publicado na íntegra na versão impressa do J&Cia, de autoria de Serrano, feito com base nas próprias observações e nas da equipe por ele coordenada.

"'Vivemos em cena aberta'. Com essa expressão, inspirada na tradição teatral, Luiz Lara, presidente da Lew’Lara/TBWA Propaganda, definiu, com rara felicidade, o ambiente de comunicação em que navegam empresas e instituições nestes tempos de notável expansão da mídia digital. Esse desafio, o de 'viver em cena aberta', esteve no coração de todas as políticas de empresas, cases, ferramentas e estudos teóricos apresentados durante os três dias do 11º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, promovido na semana passada pela Mega Brasil, com o tema A Era Digital e a nova face da Comunicação. De tudo o se ouviu e discutiu, nas palestras apresentadas por agências de comunicação corporativa, profissionais, professores, jornalistas e relações públicas, uma conclusão foi inevitável: a comunicação deve fazer parte da estratégia de negócios das empresas e das políticas das instituições. As que ainda não perceberam essa inevitabilidade estão perdendo oportunidades ou ameaçadas de serem surpreendidas pela concorrência e pelo inesperado.

'Viver em cena aberta', sob o escrutínio permanente da platéia, é ter a alegria de ganhar aplausos, mas também correr o risco de ouvir desagradáveis vaias.

A Era Digital já está entre nós há tempos, mas avança a uma velocidade alucinante e impõe novas atitudes às empresas. Grandes corporações mundiais, especialmente aquelas cujos produtos e serviços têm sua imagem vinculada a comportamentos, navegam muito bem pelas novas mídias. Dominam o conceito de que comunicação na web não é uso de tecnologia, é relacionamento. Sabem que sites não devem ser passivos, funcionar como vitrines estáticas, mas têm que possibilitar que consumidores, clientes, fornecedores interajam com as empresas. Hoje, ferramentas de busca, como o Google e o Youtube, já viraram mídias propriamente ditas. Há técnicas para postar as mensagens de modo a facilitar o seu encontro rapidamente pelos navegadores. O relacionamento com a comunidade não é mais apenas com a vizinhança da empresa. Nos dias que correm, a comunidade ganhou a dimensão mundial da internet. Uma política desastrada com o bagre do rio vizinho pode ganhar severas críticas em uma conferência do Greenpeace em Paris – e de lá ganhar a mídia mundial.

E há o mundo dos blogs, o ilimitado mundo dos blogs, no qual qualquer mortal dá o seu palpite, elogia, critica, influencia outros, cria redes sociais, espaços de discussão e mobilização contra e a favor de empresas, instituições, governos. Nele, não funcionam as políticas de relacionamento com a mídia clássica, tradicional. Os interlocutores não são jornalistas que, teoricamente ao menos, trabalham dentro de certos parâmetros, operam com informações. São pessoas que dão opiniões, muitas opiniões, embasadas ou não.

Alguns dados a respeito, apresentados no Congresso:

20% dos internautas em todo o mundo visitaram mídias sociais nos últimos 30 dias
41% dos internautas brasileiros visitaram mídias sociais
70% dos internautas brasileiros acreditam nas mensagens da web
80% dos internautas esperam mudar atitudes das empresas ao postar críticas e comentários na web
22% dos blogueiros brasileiros querem colocar em discussão temas que a mídia não aborda
33% dos blogueiros recebem informações de assessorias
62% dos jornalistas dos EUA usam mídias sociais como fontes para matérias


Para navegar nesse novo, complexo e fluido universo de informações e opiniões sofisticam-se cada vez mais os instrumentos de medição e análise da repercussão das mensagens enviadas pelas empresas. Eles se tornam ferramentas estratégicas para a definição de políticas de comunicação corporativas. Não basta mais só acompanhar o que sai nas mídias tradicionais, o que já é um grande desafio. É preciso estar atento ao que circula entre blogs e mídias sociais, medir constantemente a reputação da empresa ou da instituição e agir ou reagir com rapidez. Importante, de todo modo, é ter a noção de que o mundo digital é mais um desafio, mais um espaço a ser trabalhado, que se soma ao relacionamento com a mídia tradicional, que está aí viva como nunca, ela mesma ocupando cada vez mais espaços na web, caminho obrigatório para a sobrevivência das empresas do setor – jornais, revistas, rádios e tevês.

Ficou claro no Congresso que sobre todo esse universo de ferramentas e atitudes deve sobrepor-se o maior dos instrumentos: a inteligência, a capacidade de propor estratégias, políticas e ações, a partir da análise das circunstâncias e da imagem da empresa em prol do fortalecimento de sua reputação e de seus negócios no mercado; ou em prol do fortalecimento e da reputação e da eficiência de instituições políticas e sociais. Inteligência – esse é o produto mais nobre que agências de comunicação, diretores de comunicação das empresas, jornalistas, relações públicas podem e devem oferecer aos seus clientes. É a inteligência que coloca a comunicação corporativa como parte da estratégia de negócios das empresas e das políticas das instituições."


Fonte: Comunicação Corporativa mostra maturidade e avanços, de Eduardo Ribeiro, postado no Blog do Comunique-se, em Colunas. Acesso: http://www.blog-se.com.br/conteudo/newsshow.asp?op2=&op3=&editoria=12&idnot=44224

sexta-feira, 23 de maio de 2008

No cápitulo IV do livro Blog: Comunicação íntima da internet de Denise Schittine é mostrado que agora o jornal passou a ver a internet como fonte de informação e que a maioria dos blogueiros sonha em exercer a função de jornalista, de forma específica querem ser colunistas sem correr o risco de verem o seu texto sofrer críticas de um editor. Grande parte deles objetivam ser formador de opinião, mas para que isso ocorra é necessário que o blogueiro assuma e desenvolva o teor do seu blog, que seja autêntico em sua escrita, não importando ser o seu blog confessional, ficcional ou jornalístico. A partir desses parâmetros se vai determinar a princípio a qualidade de seu texto e como ele pode vir a influenciar o leitor.
Os blogueiros querem escrever como colunistas e por isso em sua maioria reclama quanto a possibilidade de acesso aos meios de comunicação. Mas na verdade os fatores determinantes para que se possa inserir no meio jornalístico é possuir um bom texto e talento. E em outros, ramos talvez se faça necessário ser uma figura pública.
Outro problema que o diarista virtual enfrenta é o fato de brigarem com seu próprio estilo de texto e não aceitar que o mesmo venha a ser classificado como “escrito íntimo”, pois no seu ponto de vista isso desqualifica o gênero.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Cuidado importante na criação do endereço do seu Blog

Não utilize os caracteres [, ], _, +, &. Apesar de serem aceitos em alguns sistemas no momento do cadastro, eles podem não funcionar nos browsers de alguns usuários: já vi vários casos de blogs do tipo 'blog_fulano.blog.com.br' onde alguns acessam e outros não acessam, o problema é o símbolo '_' no endereço


Fonte: http://www.interney.net/blogfaq.php?p=6490966

BloG no orkut...

Navegando pelo Orkut e, paralelo a isso, postando comentários em nosso Blog, veio-me a curiosa idéia(pra variar) de digitar "blog" no campo de pesquisa do Orkut (pra ver no que dava). Alguém lança ou ameaça adivinhar o que lidera o ranking dessa pesquisa? Bem, eu até arrisquei. Achei que fosse encontrar alguma comunidade relacionada ao conceito de blog, discussão a respeito ou algo do tipo. Discussão até é, tampouco não deixa de ser uma comunidade. Mas para o meu susto, o que se encontrou no topo das pesquisas, com exorbitantes 16.272 membros, foi a comunidade: "Orações da Claudinha! BLOG", com a seguinte descrição "Comunidade pra todos nós que nos reunimos em uma corrente de fé todas as vezes que a Claudinha pede em seu Blog!" Alguém pode estar se perguntando neste momento...POR QUÊ? Mas POR QUE? Eu responderia que esta pergunta nem deveria existir, bem como a comunidade e seus membros como um todo, se fosse considerar à primeira impressão, o impacto o qual tive ao me deparar com o resultado. Mas enquanto acadêmicos, não devemos descartar possibilidades de análises e interpretações.
Os blogs também funcionam como centros de tribos, com adeptos espalhados por um universo virtual, com o objetivo de trocar informações a respeito de um assunto, no caso, a Claudinha Leite e sua carreira.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Blog é a ferramenta que você precisa para publicar seus pensamentos na web

O século XXI será o século da internet. A rede mundial é um meio em que todos podem participar, publicar e gerar conteúdos, e os blogs surgiram como a principal ferramenta deste fenômeno, democratizando definitivamente o acesso à comunicação.
Hugo Heiwitt autor do livro Blog: entenda a revolução que vai mudar seu mundo, fala que milhões de pessoas estão mudando seus hábitos no que diz respeito à aquisição de informação e que é muito fácil alguém se inserir na blogosfera, pois ela oferece uma platéia ilimitada, sendo assim qualquer pessoa pode escrever um texto relatando seus pensamentos, possibilitando também oportunidades para que alguém venda seu produto textual.
Denise Schittine: autora do livro Blog: Comunicação e Escrita Íntima da Internet fala que a maioria dos blogueiros tem o desejo de escrever um texto jornalístico. Já os jornalistas que escrevem no blog buscam uma escrita mais ficcional, menos informativa, em fim uma escrita mais leve. O autora ressalta que os blogs tornam-se sendo um meio caminho entre a ficção e a informação, entre o jornalismo e o escrito íntimo, quando não misturam muito uma coisa com a outra.

Apenas 2% da blogosfera fala português

Grande permanência on-line e uso de sites como Orkut não se reflete nos blogs. Porcentagem pode ser justificada pelo acesso superficial à web no Brasil.. O Brasil é campeão de horas on-line na internet residencial e os brasileiros dominam ferramentas como Orkut e MSN, mas quando o assunto são os blogs o país passa longe da liderança. De acordo com um levantamento divulgado recentemente pelo site Technorati, que monitora blogs em todo o mundo, o português corresponde a apenas 2% da blogosfera -- apesar de aparecer entre os dez idiomas mais "blogados". Este universo é dominado pelo japonês, que tem 37% dos posts, seguido de perto pelo inglês, com 36%. "Em relação a outros números da internet do Brasil, isso é pouco. Nos últimos meses temos sido campeões nas horas de acesso, e o MSN e o Orkut são dominados por brasileiros", disse ao G1 Fábio Flaschart, professor da área de internet do Senac São Paulo. "Mas existe um crescimento muito grande nessa área, com a popularização de ferramentas para a criação de blogs, que o usuário iniciante pode utilizar." Os outros idiomas que estão entre os mais utilizados são o chinês, com 8%; o italiano e o espanhol, com 3% cada; russo e francês, com os mesmos 2% que o português; e alemão e persa, com 1%. O persa é a novidade da lista, impulsionado pelo crescimento no número de blogueiros do Oriente Médio, especialmente no Irã. A porcentagem restante, 5%, é composta por outros idiomas em menor proporção. A baixa representatividade no universo dos blogs em relação à quantidade de pessoas que falam português no mundo pode ter explicação no modo como se utiliza a internet no Brasil, país que responde pela maior parte dos falantes do idioma. "O consumo da web aqui é muito mais passivo. Uma coisa é ter acesso, outra é usar o ciberespaço como ferramenta da expressão. Apesar da popularização do PC e da internet, o aprofundamento ainda é muito superficial", explica Flaschart. E é justamente esta questão que faz com que o japonês seja o idioma mais presente nos blogs. Apesar de não ter a mesma abrangência mundial que o inglês, "a facilidade de acesso que os japoneses têm a instrumentos digitais é enorme. Além disso, os aparatos e o acesso são muito fáceis e baratos", conta o professor.

Matéria divulgada no G1

Parabéns!!!

Feliz Aniversário para nossa colega Carol Seixas que também contribui para as discussões em nosso blog.
Muita paz, luz e saiba que torcemos para que realize todos os seus sonhos. PARABÉNS!!!

terça-feira, 20 de maio de 2008

DICAS PARA BLOGS

Existem diversos modos de colocar noticias no seu blog, uma delas é usar os Gadgets Como por exemplo, o do UOL Noticias: http://noticias.uol.com.br/widgets. Além desse podemos encontrar facilmente outros no Google Gadgets :
http://www.google.com/ig/directory?synd=open&cat=news
Depois que escolher qual deles irá colocar no seu site, você pode configurar o tipo de borda e tamanho que ele aparecerá, mas tenha cuidado ao configurar o tamanho a fim de não deixar muito pequeno para que não fique aparecendo somente uma parte do conteúdo.
Após isso é só pegar o código e colocar no seu site/blog. No Blogspot isto é feito pela pagina editar layout, adicionar elemento, html/javascript, então é só colar o código na janela que aparece e clicar para salvar.

História do BLOG

Jorn Barger, autor de um dos primeiros FAQ - Frequently Asked Questions, foi o editor do blog original [robotwisdom http://www.robotwisdom.com/] e concebeu o termo - "weblog" - em 1997, definindo-o como uma página da Web onde um diarista (da Web) relata todas as outras páginas interessantes que encontra. O blog de Barger tem uma aparência diferente dos atuais e ainda hoje mantém a mesma interface de quando foi criado. O termo foi alterado por Peter Merholz, que decidiu pronunciar "wee-blog", que tornou inevitável o encurtamento para o termo definitivo "blog". Rebecca Blood, pioneira no uso de blogs, relatou suas experiências, explicando que em 1999, os blogs eram distintos tanto em forma como conteúdo das publicações periódicas que os precederam (ezines e journals). Eles eram rudimentares em design e conteúdo, mas aqueles que os produziam achavam que estavam realizando algo interessante e decidiram ir adiante. Os blogueiros referenciavam entradas interessantes em outros blogs,normalmente adicionando suas opiniões. Créditos eram concedidos a um blogueiro individual quando outros reproduziam os links que este havia encontrado. Devido à freqüente interligação entre os blogs existentes na época, os críticos chamaram os blogueiros de incestuosos, que por sua vez sabiam que amplificavam as vozes uns dos outros quando criavam links entre si. E assim a comunidade cresceu. Os blogueiros pioneiros trabalharam para se tornar fontes de links para material de qualidade, aprendendo a escrever concisamente, utilizando os elementos que induziam os leitores a visitar outros sites.
O panorama mudou quando, naquele mesmo ano de 1999, diversas empresas lançaram softwares desenvolvidos para automatizar a publicação em blogs. Um destes softwares, chamado
Blogger, apresentava enorme facilidade para publicação de conteúdo, e com a sua interface privilegiando a escrita espontânea, foi adotado por centenas de pessoas. O conhecimento tecnológico para manutenção de uma ferramenta para publicação na Web passou a não ser mais um requisito. A estrutura técnica era gerenciada pela empresa, que também oferecia a criação de blogs a custo zero, assim como os valores agregados: um item em um blog possui valor de produção irrisório comparado com o de um artigo veiculado na grande mídia. Essa adoção em massa, e a não utilização dos links como o elemento central da forma, causou controvérsia na comunidade original blogueira. Eles acusavam os blogs gerados pelos novos softwares de serem simplesmente diários, e não blogs – e o que representava os blogs “de verdade” eram os links. Alguns achavam que com a seleção criteriosa e justaposição de links, os blogs poderiam se tornar uma importante nova forma de mídia alternativa, agregando informações oriundas de diversas fontes, revelando diferentes pontos de vista e talvez, influenciar a opinião em larga escala – uma visão chamada “mídia participativa”.
Mas a mensagem passou a modelar o meio. No início de 2000, Blogger introduziu uma inovação – o
permalink, conhecido em português como ligação permanente ou apontador permanente – que transformaria o perfil dos blogs. Os permalinks garantiam a cada publicação num blog uma localização permanente - uma URL – que poderia ser referenciada. Anteriormente, a recuperação em arquivos de blogs só era garantida através da navegação livre (ou cronológica). O permalink permitia então que os blogueiros pudessem referenciar publicações específicas em qualquer blog. Em seguida, hackers criaram programas de comentários aplicáveis aos sistemas de publicação de blogs que ainda não ofereciam tal capacidade. O processo de se comentar em blogs significou uma democratização da publicação, consequentemente reduzindo as barreiras para que leitores se tornassem escritores.
A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs, ou os blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de cinqüenta; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 70 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere.
O estudo revela que a blogosfera aumentou em 100 vezes nos três últimos anos e que atualmente ela tende a dobrar a cada seis meses. Esse aumento significativo no número de blogs ao longo dos anos, fez com que a grande mídia desse maior importância ao fenômeno: entre 1995 e 1999 apenas onze artigos jornalísticos sobre blogs foram publicados. No ano de 2003, estima-se que 647 artigos foram publicados.
Provavelmente a maior diferença entre os blogs e a mídia tradicional é que os blogs compõem uma rede baseada em ligações - os links, propriamente. Todos os blogs por definição fazem ligação com outras fontes de informação, e mais intensamente, com outros blogs. Muitos blogueiros mantêm um “blogroll”, uma lista de blogs que eles frequentemente lêem ou admiram, com links diretos para o endereço desses blogs. Os blogrolls representam um excelente meio para observar os interesses e preferências do blogueiro dentro da blogosfera; os blogueiros tendem a utilizar seus blogrolls para ligar outros blogs que compartilham os mesmos interesses.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Weblog

Usos do Blog


Design X Conteúdo

Os internautas visitam muitos sites e blogs diariamente. Para permanecer navegando, a página precisa ter elementos dinâmicos que atraiam a atenção dos visitantes. Em muitos casos, o design de um blog é menos atraente do que em um web site porque o blogger prefere dar ênfase maior no conteúdo do que na aparência. Por causa da quantidade de blogs e temas diferentes acredito que um design diferenciado pode ser mais bem reconhecido pelos visitantes. Será que o design do blog influencia no seu sucesso ou apenas um bom conteúdo pode garantir os acessos ao diário digital?

segunda-feira, 19 de maio de 2008



Comentário:
Affonso Romano é que está certo a magia do livro de papel e impresso nunca acabará e ler um livro é mais fácil que acessar a internet.

Observação:
Essa parafernalha digital que não sabe onde vai parar se é que vai parar... se pipoque longe de mim.

Dica:Logo que é para navegar nesse barco grande que é a internet vamos lá curtindo uma imagem surreal ...

O espaço que permite aparecer sem aparecer

Analisando os blogs historicamente, eles tem um ponto comum com a internet, pois, ambos não estão funcionando de acordo ao que era pensado por seus criadores. Estes acabaram tomando utilidades e formatos de acordo com as necessidades dos usuários destes meios revolucionários de comunicação.
Assim como no mundo de concreto, o mundo virtual também tem seus problemas e crises de identidade. No que concerne aos blogs, os principais protagonistas dessa saga diária "os blogueiros", em sua maioria não gostam da definição mais usada para se referenciar a este espaço virtual como diário pessoal. Alguns blogueiros defendem a idéia de que não é necessário postagens diárias para se ter qualidade ou uma boa visitação. Ser considerado diarista de intimidades para quem lê a opinião dos blogueiros soa como algo pejorativo, como uma crítica destrutiva.
Mesmo considerando o blog como um espaço de escrita informal é preciso “saber escrever” como disse o escritor Affonso Romano de Sant’anna “...Ser autor é fácil, agora ser escritor é para poucos... abrir um livro é mais fácil que acessar a internet”.
Escrever passeando pelos estilos de escrita e tornar isso atraente é algo que desafia blogueiros na missão diária de blogar. E assim surge mais um neologismo em forma de verbo que é “blogar”.
A liberdade de escrita fascina os blogueiros por estes terem possibilidades jamais imaginadas de publicarem o que bem quiserem sem interferência de veículos de comunicação. O detalhe é que muitos dos autores não lembram ou até não sabem que “liberdade” é sinônimo de responsabilidade e que o editor chefe do blogueiro é o leitor. Uma vez que a penalidade de um texto ou de uma colocação mal feitos o editor-chefe-leitor corta não palavras, mas sim corta o blog da lista de favoritos como meio confiável de navegação.

ACESSE

Quem é apaixonado pelo mundo da publicidade pode se manter atualizado sobre tudo o que rola, com as informações e curiosidades do Publicidade de Saia.

http://www.publicidadedesaia.blogger.com.br/


Por: Nathy Senna

A Vida mais fácil


Era uma vez a internet quando haviam muitos sites com domínios próprios e construções cheias de “super produções” com recursos de animação e etc. Hoje reina a internet facilitada, quanto mais fácil divulgar informações melhor. Os blogs são um meio útil de gerar discussões de um modo simples para leigos, pessoas que não possuem conhecimento de progamação HTML. Uma possível aplicação mercadológica se tornou um facilitador de expressões, qualquer que sejam as idéias elas podem ter um canal de divulgação, gratuito e na moda.
Seja o blog de notícia, seja o diário ou o lugar de escambo digital, webblog é uma ferramenta que permite uma revolução editorial praticamente. Você pode construir conhecimento com outras pessoas num espaço onde o editor é você ou comentar o texto ou idéia de outros indivíduos interessados em trocar informações.
Uma forma bastante utilizada e que gera um problema jurídico sério para os blogs é a divlugação de material com direitos autorais, tais como filmes, cds de músicas e livros. Uma vez que existe o problema e esse não pode ser resolvido de forma simples, aproveitemos para refletir um outro impacto desse escambo. Mais pessoas têm acesso a cultura e entretenimento de forma que o mundo se beneficia de uma dinâmica ao mesmo tempo global e regionalizada de conteúdos. Não fosse por muitos blogs acessados não conheceria o trabalho musical de muitas pessoas, não veria os filmes do momento ou poderia ler os livros que paquero nas livrarias. Sou um aproveitador, para os internautas acostumados um “sugador” (de conteúdo). Não lembro de quando comprei um cd ou um livro ou de quando fui a locadora ou cinema. Tem sido mais confortável ficar em casa e ter uma vida virtualizada. Tenho meu próprio blog, onde posto minhas idéias e discuto com pessoas que se sentem atraídas pelo material dele. Ter blog é como ter endereço, acredito que é uma “extensão” do e-mail como ferramenta técnica.

Thiago Menezes

Eleições municipais?

Muito interessante a inciativa de convidar um blogueiro nato para enriquecer nossa discussão sobre blog. Como Jânio Rego já participou de alguns eventos na Unef falando sobre o assunto é interessante que seja escolhida uma temática secundária para essa troca de experiências. Como estamos nos aproximando das eleições municipais podemos discutir como o blog, que é acessado diariamente pelos candidatos e seus assessores, pode estar pautando outros meios de comunicação e também debater até que ponto esse diário digital beneficia às campanhas eleitorais, sabendo que a propaganda por parte dos candidatos só pode ser divulgada a partir de 06 de julho.

Blog, excelente forma de comunicação



O blog é fundamental em nossa vida, pois através dele nos comunicamos, trocamos idéias e colocamos o nosso ponto de vista sobre determinado assunto. Os blogs como páginas pessoais na internet e público, serve como interação e permitem-nos manter conversas entre grupos, tornando-se muito populares em nosso dia-a-dia. Apesar da maioria das pessoas utilizarem o blog como diário pessoal, ele pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. O blog que é blog está sendo sempre atualizado. Essas atualizações são feitas com freqüência para atrair a atenção dos leitores, aumentando assim o número de acessos. Muitos blogueiros blogam para si mesmos e outros para grande número de indivíduos tornando o blog interativo. Os blogs são excelentes forma de comunicação utilizados entre famílias, amigos, colegas, enfim, entre as pessoas que permitem a comunicação de forma simples, fazendo com que troquemos notícias, fotos e idéias a todo o momento.

Quer saber mais sobre Jornalismo na Internet?

Os jornalistas e professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Marcos Palacios e Beatriz Ribas lançaram recentemente o Manual de Laboratório de Jornalismo na Internet. A publicação. de 91 páginas, é mais do que um simples manual, como bem explicitou Elias Machado: ele difunde conhecimentos, com apresentação de conceitos e sugestão de exercícios práticos sobre áreas emergentes ou campos consagrados de atuação profissional e propõe metodologias específicas de ensino adaptadas às diversas modalidades da prática profissional. O manual está dividido em três partes, organizadas a partir de exercícios e tarefas para reflexão. Os exercícios foram criados e testados pelos autores na Oficina de Jornalismo Digital da Faculdade de Comunicação da UFBA. O livro chega em boa hora, principalmente por ocupar um espaço pouco trabalhado em uma área que de ponta como o jornalismo digital, cada vez mais, incorporada aos planos de ensino das faculdades brasileiras. Uma listagem de blogs voltados para o jornalismo, Internet e novas tecnologias de comunicação pode ser encontrada no Blog do GJOL (http://gjol.blogpot.com). Veja também a listagem incluida pelo prof. Marcos Palacios em seu Bloglines, com seleção de blogs sobre jornalismo, Novas Tecnologias de Comunicação e Internet: http://www.bloglines.com/public/palacios

O que torna um blog interessante?

Acredito um blog se torna mais interessante quando ele possui conteúdo que gere discussão. A cada dia aumenta o número de páginas na internet, porém não adiante ter um blog se o mesmo não tiver conteúdo suficiente para promover debates e discussões e fazer com que as pessoas se sintam tocadas para acessá-lo. Um blog deve ter como meta fazer com que o internauta acesse não apenas uma vez, mas se torne um frequentador deste espaço, deixando sempre comentários que gerem debates e expondo sua opinião. É necessário que nele o internauta encontre informações que se identifiquem ou não com seu estilo e pensamento para que este leitor se torne assíduo nos comentários. Muitos blogs publicam com mais liberdades noticias que podem ser comentadas, é aí que está a essência de um blog, ele permite que qualquer pessoa, se torne um especialista em determinados assuntos. Os blogs de noticia se tornou uma tribuna onde o leitor expõe sua opinião. Ou seja, o leitor e o jornalista que escreve a noticia está cada vez mais próximo. O feed Back é imediato. Assim que a noticia é publicada o leitor pode dar sua opinião e dessa forma debater como o autor do texto e também como outros indivíduos. É uma das formas mais interativas do webjornalismo. Comentários que são dispnesado numa matéria dos jornais convencionais são bastante aproveitados num blog. A liberdade é uma dádiva dos que acessam este tipo de espaço virtual. O blog é uma das mais modernas ferramentas de internet e pode ser atualizado a todo instante de qualquer lugar do planeta. Viva a liberdade!
Por: Cristiane Melo

Janio Rego na apresentação do trabalho

O jornalista e blogueiro Jânio Rego foi convidado pelas alunas Rose Leal, Cristiane Câmera e Anne Cerqueira para uma apresentação sobre Blog, na aula da disciplina Jornalismo Digital, no próximo dia 26 de maio. O Jornalista já esteve algumas vezes na Unef, participando de palestras sobre Blogs. Jânio Rego é dono do Blog da Feira, um dos blogs mais lidos pela população de Feira de Santana.

Blog do Duda

Duda Mendonça é o dono do Blog mais comentado da atualidade. Vale a pena conferir as postagens do publicitário mais famoso da Bahia. Acesse http://www.blogdoduda.com.br/

Blog: qualidade é sinônimo de sucesso


A esfera do blog está num constante ápice de crescimento. Isso devido à gratuidade e a liberdade dos blogeiros em poder escrever o que se pensa sem nenhum tipo de censura. Hugh Hewitt mostra em Porque os blogeiros blogam, e porque isso interessa a você que, existe uma camada muito grande de pessoas que estão aderindo a essa novidade da Internet. Porém, o diário on-line tem escassez de talentos.
A colocação do autor se refere à demanda de pessoas que possuem blogs e de seus respectivos baixos números de visitantes. Mas, se desde o tempo das cavernas, na pré-história, o homem registrava seus pensamentos e se comunicava pelas figuras rupestres, o homem contemporâneo possui o espaço na World Wide Web para fazer seus rabiscos virtuais.
A questão não é somente a qualidade (que é fundamental para o sucesso do blog), pois o espaço disposto aos internautas lhes oferece total liberdade para estarem falando de variados temas, como esporte, música ou jornalismo, sem desprezar autores graduados, autoditadas ou com base empírica. O espaço existe e está sendo usado a quem interessar.
É como a autora Denise Schittine afirma em Diário virtual: um novo tipo de escrita, ao qual os habitantes da blogosfera usam este espaço para registrar momentos marcantes e que é de interesse do blogeiro mostrar ao mundo virtual. Restando aos interessados a leitura ou não.

Definição de Blog

Um weblog, blog ou blogue é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa.
O weblog conta com algumas ferramentas para classificar informações técnicas a seu respeito, todas elas são disponibilizadas na internet por servidores e/ou usuários comuns. As ferramentas abrangem: registro de informações relativas a um site ou domínio da internet quanto ao número de acessos, páginas visitadas, tempo gasto, de qual site ou página o visitante veio, para onde vai do site ou página atual e uma série de outras informações.
Os sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, pois dispensam o conhecimento de HTML, o que atrai pessoas a criá-los.
A Deutsche Welle premia a cada ano os melhores weblogs internacionais em onze categorias no evento The Bobs - Best of Blogs.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre da internet

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Blogueiros blogam para quem?

A idéia inicial do Blog como uma diário pessoal e público transformou-se na espaço da internet em uma forma de escrita informal onde o dono do espaço proporciona um diálogo e escrita sobre os mais variados temas e assuntos que podem ser de seu interesse mas que devem ser do interesse de outros indivíduos, porque o Blog é antes de tudo um espaço de promoção pessoal aberto a opinião dos visitantes.
Estes espaços virtuais estão, entretanto, passando por uma transformação em sua composição, onde os indivíduos muitas vezes meio escritores meio jornalistas, utilizam este meio como um espaço de variadas formas passando desde a original página pessoal e confessional a constituição de um espaço de relatos jornalísticos mais bem aceitos pela avaliação dos críticos literários e também por muitos blogueiros que consideram que a função do Blog é constituída a partir da sua condição de espaço aberto, público e gratuito e por isto muito mais que um diário pessoal. Espaços onde alguns blogam para si mesmos e outros para grande número de indivíduos.
O Blog torna-se então um espaço onde o visitante deve ter o interesse de acessar e retornar, um local onde cada um pode exercer o livre direito da escrita fora do exercício profissional, onde na verdade a principal exigência parte da existência do interesse dos próprios leitores.