Segundo Fabiana Komesu, doutoranda pela UNICAMP, Blog é uma corruptela de weblog, expressão que pode ser traduzida como “arquivo na rede”. O software criado para tanto, seria uma alternativa popular para publicação de textos on-line. Desde 1999 avanços nessa nova forma de comunicação impactam a vida social e inclusive as redações jornalísticas. A facilidade para a edição e interatividade colabora para o sucesso do suporte.
O blog também constitui uma ferramenta de auto-expressão que tem levantado interesses de estudiosos por percorrer a escrita, e assim, influenciar na lingüística. O diário digital pode ser visto por qualquer pessoa e impulsiona a comunicação entre usuários de todo o planeta. Sem as barreiras geográficas, pode-se considerar que o blog está associado a questões do tempo e do espaço.
Por meio de link’s, hipertextos, som e imagens, o virtual se torna real e muda o comportamento do indivíduo e da sociedade. Ligando esse pensamento de Pierre Lèvi à Psicologia, a aceitação do blog, é portanto, uma prática possível de buscar o Outro. A escrita sobre si, a exposição pública na internet e a interface do sujeito com a tecnologia mantém a rede como um instrumento de comunicação íntima na internet.
ELANE B. R. MASCARENHAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário