segunda-feira, 2 de junho de 2008

Os Jornalistas e Os Blogs

Hoje, muitos dos melhores blogs brasileiros são mantidos por jornalistas. Não é difícil de entender o motivo. A Internet, e em especial, os blogs, oferecem aos jornalistas muitas maneiras de potencializar seu trabalho. Infelizmente, entretanto, também surgem novos problemas.


Vantagem: Pré-Pauta On-Line

Meu blog Liberal Libertário Libertino tem cerca de mil visitas por dia.

No começo da semana, eu sempre faço um post sobre o assunto da minha coluna de sexta-feira. Invariavelmente, o feedback dos leitores se prova fundamental: mais de uma coluna já foi abortada, ou possibilitada, por suas críticas e sugestões. O blog do Alex Teixeira, por exemplo, tema da coluna de 12 de março , foi indicação de uma leitora, a Mitcha, em resposta a uma pré-pauta sobre blogs das pessoas mortas.


Vantagem: Complementando o Jornal

Qualquer matéria sempre fica bem maior do que o espaço disponível. Muita coisa que seria interessante para os leitores acaba sendo cortada.

O blog atua como um complemento à coluna. Lá, eu publico a versão original do artigo, sem cortes, com todas aquelas informações mais detalhadas que não couberam no jornal, como sites das organizações citadas ou declarações ipsis litteris dos entrevistados.

Pra mim, seria impossível pensar minha coluna separadamente do blog. Pra começar, fui convidado para escrever a coluna por causa do trabalho no blog. É no blog que faço minha pré-pauta on-line e debato a futura coluna com os leitores. E, por fim, o blog acolhe tudo o que não coube, ou não foi apropriado, de publicar no jornal.


Desvantagem: Os Inevitáveis Mal-Entendidos

Há alguns dias, uma leitora ficou revoltada com um dos posts do meu blog. Abaixo do post, havia um aviso: "Uma versão bastante editada desse texto foi publicada na Tribuna da Imprensa". Ao lado, havia um link para a página do site da Tribuna onde a matéria estava publicada.

Minha leitora não clicou nesse link. Ela não comprou o jornal. Leu meu blog, não gostou e reclamou. Mas reclamou para a Tribuna. Foi uma situação sui-generis: ela escreveu para o jornal reclamando de um comentário que o jornal jamais publicou.

A explicação é simples: o tal comentário existia apenas no blog, tendo sido cortado da versão final publicada no jornal. Naturalmente, minha leitora poderia ter prestado mais atenção ao aviso "versão bastante editada". Além disso, não custa nada ler um jornal, nem que apenas a versão on-line, antes de reclamar dele.

Se eu fosse inteligente, deixaria o assunto morrer. Mas não sou inteligente, e é uma história boa demais para não virar coluna.

Nenhum comentário: