PORTAL LIVRE não é um espaço novo, mas reativado há pouco tempo, com uma nova roupagem e apresenta uma estrutura limpa e bem ordenada, das diversas páginas, que são assinadas por vários jornalistas. Entretanto, não permite ao internauta uma visão geral dos temas abordados, nem dos membros do blog, o que exige que o leitor tenha de acessar as demais páginas para ter uma idéia geral da proposta de cada autor/ jornalista e dos temas abordados, o que pode gerar um certo desinteresse para ler as demais páginas ou simplesmente permitir ao leitor, menos informado sobre o conteúdo do site, escolher o que quer ler naquele momento.
O Blog permite a interação do leitor, entretanto exige o mínimo de conhecimento dos termos em inglês de acesso a postagem de comentários. Desenvolve uma linguagem jornalística e como se refere Denise Schittine “alguns blogueiros funcionam como repórteres múltiplos e procuram se exercitar em vários tipos de texto” [1] e ainda segundo a escritora, a popularidade dos blogs confirma que o desejo íntimo de todo escritor é ser lido. “A grande procura do homem no Ocidente é a do Outro, da aprova-ção do Outro. E os blogueiros são os corajosos, autores que decidiram botar a caraa tapa, ficar sujeito a opiniões.”
Possui estruturas de escritas diferentes como crônicas, artigos, notas, fotografias, não aparentando nenhuma semelhança com os chamados “diários virtuais”, mas como outros blogs se transforma numa ferramenta para o jornalismo digital, sem muito compromisso com o jornalismo on-line, mas como ferramenta de informação digital.
O Portal Livre é um representante do “Blog como relato jornalístico”, um espaço de informação, onde seus autores também funcionam “como formadores de opinião” onde encontramos estilos pessoais que acaba por “determinar a qualidade do seu texto e a influência que ele poderá vir a exercer sobre o leitor.[2]”
Ouça a crônica “QI do Berimbau” publicada no Portal Livre em 15 de maio de 2008 por André Carvalho, clicando aqui.
[1] SCHITTINE, Denise. BLOG: Comunicação e escrita íntima da internet, Civilização Brasileira, pág 176.
[2] SCHITTINE, Denise. BLOG: Comunicação e escrita íntima da internet, Civilização Brasileira, pág 161.
sexta-feira, 27 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário