segunda-feira, 16 de junho de 2008

Escuta Ativa discute mercado de trabalho e empreendedorismo.

No dia 09 de junho de 2008 o Projeto Escuta Ativa da UNEF sob coordenação da Professora Ana Cristina Nascimento promoveu uma palestra com o administrador e professor da UNEF Leonardo Firmo com o tema: “Terceiro Milênio e empregabilidade” com o recorte: “O que eu quero para minha vida?”
Presentes estudantes de Administração, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Entre dados e curiosidades o professor abordou que das palestras realizadas sobre empreendedorismo 80% dos participantes são funcionários públicos. Uma vez que o funcionário público representa uma classe economicamente estável, teoricamente essa classe não necessitaria ter um “negócio”, mas a realidade aponta para um futuro bem próximo o fim do trabalho com carteira assinada e isso pode ser pessoas enxergando à frente do seu tempo.
Mudando de ângulo, a abordagem foi sobre o perfil das empresas do século XXI, as quais vivem um processo dinâmico e acelerado, no que tange a aquisição recursos tecnológicos e humanos ambos indispensáveis ao novíssimo modelo de mercado e Leonardo ratificou o desejos das mesmas: “o que as empresas querem são pessoas que tenham vontade de aprender” – completou.
Apresentando dados do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos, datados de outubro de 2006, a região metropolitana de Salvador é campeã em desemprego no país o que representa 27,4% da população economicamente ativa da capital baiana. Outro fator preocupante é o número de 4,1% de queda no poder aquisitivo dos trabalhadores com carteira assinada contabilizando um valor em torno de R$ 665,00.
Abordando a competitividade cada vez mais latente e discutida vastamente o professor palestrante afirmou que a qualificação profissional é o caminho mais indicado permitindo aos melhores profissionais escolherem no que desejam trabalhar ao invés de serem escolhidos, e finaliza dizendo: “Para quem estiver cada vez mais empregável não vai faltar emprego.”

Nenhum comentário: