http://www.ordinariedadesvirtuais.wordpress.com/
Comunidades do orkut, amores virtuais e “diálogos tepeêmicos” são alguns dos temas que são abordados pelos quatro integrantes idealizadores do blog e são também abertos à comentários, críticas e sugestões do público internauta. Essa troca de informações apresenta características que estudiosos (Palácios (1999) e Bordoel e Deuze (2000) por exemplo) já apontavam no jornalismo desenvolvido para a web, como a interatividade. A partir do comentário feito de um internauta, este já se sente parte do processo de construção daquele conteúdo.
Um outro aspecto que o Ordinariedades Virtuais mostra enquanto blog é a capacidade de armazenamento de conteúdo que a própria plataforma virtual apresenta. É a característica chamada “memória” dada também por Palácios (1999), quando o mesmo afirma que, em relação à outras mídias (as tradicionais, por exemplo), a online permite que nela seja armazenada e disponível para o “Utente e o Produtor da notícia”.
A utilização de uma linguagem de fácil entendimento e não rebuscada facilita ainda mais o processo de comunicação entre os produtores e o público participante. A publicação de novos textos sob esse tipo de linguagem permite a compreensão e maior possibilidade de um feedback dos internautas, trazendo assim mais uma característica dada por Palácios (2004), a instantaneidade.
Ordinariedades Virtuais é, portanto, uma importante ferramenta de análise do processo de comunicação, produção e recepção, feita por meio da ferramenta virtual que representa.
Referência:
BARDOEL, Jo & DEUZE, Mark. Network Journalism: converging competences of old and new media professionals, in: http://home.pscw.nl/deuze/pub/9.htm.
PALACIOS. Marcos. O que há de (realmente) novo no Jornalismo Online? Conferência proferida por ocasião do concurso público para Professor Titular na FACOM/UFBA, Salvador, Bahia, em 21.09.1999.
PALACIOS, Marcos. Jornalismo Online, Informação e Memória:Apontamentos para debate. Artigo apresentado no VII Congresso Latino-Americano de Ciências da Comunicação, da Associação Latinoamericana de Pesquisadores em Comunicação (ALAIC), realizado na Faculdad de Periodismo y Comunicación da Universidad Nacional de La Plata, Argentina, de 11 a 16 de outubro de 2004, in:
http://www.eca.usp.br/pjbr/arquivos/artigos4_f.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário