Blogs: Papo-Furado
Semana passada, fui entrevistado pelo Gravatá, colunista de O Globo. Em conversa com o cartunista Jaguar, Gravatá tinha perguntado: qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando falo em blogs? Respondeu Jaguar, na lata: papo-furado.
Gravatá me pede um contra-ponto. É difícil. Jaguar tem razão. Mas Jaguar teria igualmente razão se o Gravatá tivesse perguntado qual era a primeira coisa que vinha à sua cabeça em relação à jornalismo, televisão ou literatura.
Encaremos a dura verdade: a maior parte da população do mundo é composta de irremediáveis idiotas. A maior parte da produção de qualquer meio de comunicação sempre será composta de bobagens.
Muita gente diz que os blogs são diários virtuais. De certo modo, é verdade. Considerem então todos os diários do mundo. Com certeza, são repletos de papo-furado. Não são nem feitos para serem lidos. Por outro lado, também não faltam àqueles diários interessantíssimos, como o de Darwin, Sylvia Plath e Samuel Pepys.
Quantos programas absolutamente imbecis existem na televisão? A grossa maioria, com certeza. Felizmente, eles não me incomodam. Conheço os bons programas, sei que horas eles começam, ligo a TV só pra vê-los e desligo quando acabam.
Minha resposta ao Jaguar, portanto, é um contundente sim-e-não.
Sim: Jaguar está coberto de razão. Blog é papo-furado. Quase todos os blogs não passam de relatos das noitadas de adolescentes, quem pegou quem, os filmes bobos que assistem, especulações sobre o assassino do Lineu. Besteira.
Não: Jaguar é que não conhece os bons blogs, Jaguar é que está perdendo a chance de ler a literatura brasileira de ponta sendo produzida ao vivo. Jaguar está perdendo a chance de ver artistas plásticos alternativos expondo em flogs. Jaguar está perdendo a chance de ver como os blogs, corretamente utilizados, potencializam o trabalho jornalístico.
Blog é papo-furado para quem fica zapeando à esmo, como se mudando de canal na televisão. Quem acha isso, não conhece os blogs certos.
Um dos objetivos desse Guia de Blogs, justamente fazer uma seleção dos melhores blogs do Brasil. Não foi fácil. Tive que deixar muita gente boa de fora. Mas garanto: navegar pelos blogs recomendados pode mudar sua percepção.
Alex Castro
Editor do seu Guia de Blog na Internet
Blogs de Vanguarda
São aqueles que utilizam o meio blog para transcender seus próprios campos de atuação e criar algo novo e original. Eis aqui alguns deles:
Jornalismo
DizVentura
Mauro Ventura, jornalista de O Globo, fala sobre os bastidores de suas matérias e conta tudo o que não dá pra contar no jornal.
Ricardo Noblat
Um dos blogs mais indispensáveis do jornalismo brasileiro. Nunca pára. No dia seguinte à decisão de cassar o visto do correspondente americano, eu fiquei indo lá de hora em hora e tinha sempre coisa nova.
Liberal Libertário Libertino
No meu próprio blog, tenho o hábito de conduzir pré-pautas de minhas colunas, para receber feedback dos leitores. Depois de a matéria ser publicada, divulgo no blog uma versão mais completa, com tudo o que não coube no jornal.
Literatura
Alexandre Soares Silva
Um dos melhores autores da nova geração utiliza seu blog para escrever ensaios sempre deliciosos e divulgar seus livros.
O Polzonoff
Paulo Polzonoff é jornalista, crítico literário e, agora, editor da recém-criada Editora Candide. Seu blog é a verdadeira vanguarda da literatura brasileira contemporânea.
Jesus, me Chicoteia!
O blogueiro Marco Aurélio comenta a Bíblia, livro a livro, sempre com leveza e humor.
Música
Singrando
Naldinho, do Singrando, traça considerações interessantíssimas sobre os novos caminhos da música contemporânea.
Artes Plásticas
Book of Hours
A artista plástica Isabel Löfgren usa blogs e flogs para debater os novos caminhos da arte contemporânea e, também, expor suas obras.
Nighteroi
Luis Carlos de Carvalho também se aproveita dos blogs para divulgar suas obras e agitar a cena cultural de Niterói.
Consultoria
Usabilidade & Arquitetura da Informação
Usabilidade e arquitetura da informação são ramos do conhecimento relativamente recentes. Três consultores do Rio de Janeiro utilizam seu blog para divulgar o meio no qual se especializaram, escrever sobre as últimas novidades de tecnologia e mídia digital e, de quebra, claro, tentar conseguir clientes.
Carreira Solo
Mauro Amaral, profissional da área de conteúdo, fala sobre a vida de free-lancer e dá dicas importantes para quem quer chutar o balde corporativo e trabalhar por conta própria.
segunda-feira, 2 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário