segunda-feira, 30 de junho de 2008

A psicodinâmica das cores na elaboração do fs on line

Por Susane Cerqueira e Elane Mascarenhas

O site de informações de Feira de Santana
www.fsonline.com.br é identificado pelas cores azul, laranja e branco. As cores interferem psicologicamente e é uma das maneiras pelas quais as pessoas podem tomar consciência dos acontecimentos ao redor, afirma o especialista Modesto Farina. O estudo dos pigmentos diz que a junção dos três utilizados no fs on line é complementar, ou seja, cores opostas que proporcionam a idéia de movimento no ambiente.

Modesto explica no livro Psicodinâmica das Cores em Comunicação, que a cor azul é designada como fria e dá a sensação de liberdade, tranqüilidade e educação. Já a laranja, que é quente, faz o usuário lembrar de serviço, abundância, comunicação, atividade e inspiração. O branco, por sua vez, neutro, é estimulante e quando muito usado, força a vista, promovendo cansaço, impessoalidade e desinteresse.
Conforme Maria Claudia Cortés o significado das cores depende do contexto, e de acordo com os adjetivos que compõem o visual do site estudado, se enquadram com o objetivo de sua existência. “95% das atitudes humanas são movidas pelo seu inconsciente, portanto, pelas emoções que são despertadas através de estímulos externos” argumenta Dan Britto, comunicador On-line que desenvolve campanhas exclusivas para a internet.
Estudo feito com usuários do site da Universidade do Paraná revela que a cor laranja não é tão lembrada quanto a vermelha. 50% dos pesquisados lembram da cor vermelha enquanto que apenas 7% da laranja. Por isso, indaga-se: a combinação do vermelho com azul, casaria melhor com os interesses do
www.fsonline.com.br? Aproveite o espaço e dê sua opinião.

( ) Prefiro que o fs on line continue com as cores laranja, azul e branco
( ) Prefiro que o fs on line mude as cores para vermelho, azul e branco
( ) Prefiro que o fs on line radicalize alterando todas as três cores




REFERÊNCIAS

MACHADO, Elias, O Ciberespaço como fonte para os jornalistas. Salvador: Calandra, 2003

FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. 4 ed. São Paulo: Edgard, Bluchor, 2003.

CORTÉS, Maria Claudia Acesso em http://www.mariaclaudiacortes.com/ dia 23 de junho de 2008

BRITTO, Dan. Acesso em http://www.danbrito.com.br/ dia 23 de junho de 2008

Nenhum comentário: