Por: Rose Leal e Cristiane Câmara
O Blog da Feira (http://www.blogdafeira.com.br/), do jornalista Jânio Rego, é um blog com jeito de site. Com o slogan: “O seu Jornal na internet”, o blog tem também a cara de um jornal digital: bem estruturado, com colunas e assuntos diversificados e interessantes, que vão desde política, viagens e cultura. O blog, assim como acontece com a maioria, também divulga o conteúdo de outros blogs.
Um dos destaques é a “limpeza” da página, não poluída de elementos visuais, sem cores agressivas, com links com uma imagem (gifs) maior e em outras pequenas imagens organizadas e funcionais, facilitando a busca por posts e a navegação pelo internauta. As chamadas são sintéticas e a cor predominante é o vermelho, que contrasta com o fundo branco da página. O Blog utiliza três tipos de letras: o Tahoma, nos títulos, chamadas e o MS Sans Serif nos textos. A tipologia Times New Roman pode ser notada no título e no slogan do Blog da Feira.
Os textos ainda têm o estilo dos jornais impressos, mas o jornalista diz que está trabalhando para imprimir o estilo digital, com textos mais curtos, claros e objetivos, em blocos pequenos, respeitando os padrões das notícias no meio digital. A proposta, segundo Jânio, é que o “blog site” tenha conteúdo de fácil entendimento, sem deixar de ser crítico, criativo e inteligente.
A utilização das fotos também tem jeito de impresso e ainda não é utilizada com a qualidade digital. Assim, o Blog da Feira deixa claro no topo da página, a própria razão de existir: “O seu Jornal na Internet”. O jornalista Jânio Rego analisa que o objetivo não é apenas de passar suas impressões sobre os assuntos, como acontece normalmente nos blogs.
Tradicionalmente, os diários eram escritos em pequenos cadernos por quem queria manter as coisas em segredo. Jânio Rego, como muitos outros jornalistas, descobriu que na internet, as impressões pessoais poderiam ganhar outra forma e se transformarem em manifestações públicas e coletivas. Desta forma, no Blog da Feira, a intenção é de informar e as impressões pessoais do jornalista vão para a coluna que ele escreve no “blog site”, justificando assim, nesta coluna, a característica do nome do “blog”.
Outra característica de um jornal impresso no Blog da Feira é o sistema de anúncios. O “blog site” tem em média 7 espaços comercializados, sendo o mais importante o destinado a Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Embora ainda não sejam, para a maioria, um meio seguro de sobreviver, os blogs tornaram realidade três promessas da internet. A primeira é a liberdade universal de expressão. Por meio de uma ferramenta simples, qualquer um pode escrever o que quiser em seu blog. A segunda promessa é a interatividade. Assim que um blogueiro escreve um texto, ele pode receber comentários. E a terceira a do lucro. Alguns bloqueiros já começam a ter lucros com a ferramenta e esse é também, pelo visto, o caso do Blog da Feira. Segundo o jornalista Jânio Rego com os espaços comerciais já é possível sim ter algum lucro, mas ainda não é suficiente para montar uma redação, com profissionais exclusivos só para o blog.
Entretanto, espaço real não faz muita falta para quem trabalha utilizando o meio virtual. Em visita à redação do Blog da Feira pudemos constatar que para mantê-lo não é necessário uma grande estrutura. A redação funciona em uma sala de dois cômodos, em um pequeno edifício. O caráter de mobilidade dos meios digitais também é ponto favorável para os jornalistas que utilizam o blog como meio jornalístico.
Depois dessa análise surge o questionamento: O blog pode ser jornalístico? A pesquisadora inglesa Rebecca Blood e os brasileiros Antonio Granado e Elisabeth Barbosa rejeitam a possibilidade de essa manifestação na Internet, poder ser uma atividade de imprensa, se ela for feita sem levar em conta as características do jornalismo. Por outro lado, muitos jornalistas produzem blogs em formatos jornalísticos, como é o caso do Blog da Feira.
A utilização do hipertexto (texto, imagens, sons e comandos no ambiente digital, unidas mediante uma rede) tem atraído a atenção de muitos profissionais de imprensa, que utilizam o canal de comunicação como forma de exercitar o estilo fora do ambiente de trabalho ou como um negócio próprio, sem a necessidade de ter que imprimir um jornal diário, por exemplo. Este parece ser mesmo o caso do Blog da Feira, mas cabe nessa análise uma breve avaliação. Afinal então, o que é jornalismo, o que é blog e reiterando a pergunta: o Blog da Feira é um blog? E se é um blog, pode ser jornalístico? O teórico alemão Otto Groth caracteriza um jornal a partir de seis traços: a periodicidade, a aparição pública (o periódico precisa estar acessível ao maior número de pessoas de uma determinada comunidade), a diversidade de conteúdo, o interesse geral, a atualidade e, por fim, precisa ser uma produção profissional. Não pode ser feita por amadores.
Mas e os blogs? Pelo menos uma das características do jornalismo não combina com o blog: a de uma produção profissional. Os blogs têm como principais acepções: diário on line (Schittine, 2002, p.37) home pages pessoais na Internet (Barbosa e Granado, 2004, p. 22-23). As páginas nos formatos de blogs, disseminadas por empresas que colocaram as ferramentas gratuitamente a disposição de quem quiser ter um blog fizeram também com que se disseminasse o conceito dos blogs. No caso do “Blog da Feira, o seu jornal na Internet”, a aparência pouco ou nada lembra o que estamos acostumados a identificar como um blog.
Se falta aparência, informalidade e seletividade, tão comum à maioria dos blogs de estilo diários pessoais, o Blog da Feira possui mais o caráter jornalístico. O blog jornal dá mais ênfase aos valores tradicionais do jornalismo, utilizando o espaço da web, com potencialidade e conteúdo editoriais e tem o jornalismo como principal foco de sua narrativa.
Tais constatações nos levam a entender a legitimidade do blog também como espaço jornalístico, mas se feito por profissionais da área e que atendam as necessidades do fazer jornalismo. E, segundo o criador do Blog da Feira, jornalista Jânio Rego, este foi mesmo o caminho vislumbrado por ele para fazer jornalismo na Internet. A popularização dos blogs, a disponibilidade das ferramentas que a página possibilita, com conteúdos dinâmicos, inserções rápida de novos arquivos, de fotografias e outras formas gráficas e animadas, ou não, de áudio e vídeo, além da possibilidade de arquivamentos, aliada ainda à possibilidade de interação com os leitores, que podem deixar suas impressões, são apontados pelos profissionais de imprensa, como Jânio Rego, como caminhos que os têm atraído para a Web. E são também portas de entrada para que os profissionais tenham seus próprios empreendimentos, com menos custos e alguns lucros.
Referências
Blog da Feira - http://www.blogdafeira.com.br/
PALÁCIOS, Marcos – Manual de Jornalismo na Internet - site de apoio: http://www.manualjol.com/
BARBOSA, Elisabeth e GRANADO, Antonio – Webblogs, Diário de Bordo, Porto Editora, 2004
BLOOD, Rebecca – Weblogs: A History and Perspctives – http://www.rebeccablood.net.essays/weblogs.history.html%202000
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