segunda-feira, 30 de junho de 2008

Interagir

Mais que animação, um verbo que dá sinônimo à fidelidade


Home Page do portalcidadegospel.com.br


Interatividade. Este é o meio utilizado para manter o usuário/internauta em qualquer página da World Wide Web (www). Sem ela, o domínio perde acessos, caso tenha registro de algum navegante. Mas o que pode ser feito para um portal, blog ou qualquer outro meio on-line manter a sua existência na rede?
Eis novamente a citada interatividade. De acordo com Pinho (2003;p.144) esta é uma característica que distingue a internet da mídia tradicional [...] e “proporcionam formas variadas de interação entre leitores, jornalistas e órgãos de comunicação” (Pinho, 2003;p.145).
Já no Dicionário da Língua Portuguesa 'Cegalla', que tem à sua frente Domingos Paschoal (2005), o sinônimo de interativo é aquilo ou aquele que interage, em que há ação mútua. Mas porque tantas explicações sobre este termo? É simples, uma vez que o internauta percebe que ele também contribui e recebe respostas do endereço on-line que ele visita, o seu interesse é despertado e sua volta ao portal se torna mais efetiva e dinâmica.
Alguns exemplos podem ser citados e que alguns portais utilizam, como: rádio e TV web, jornal on-line, jogos, piadas, charges animadas, enquetes, cadastro para informativos e/ou brindes, atualidade, 'fale conosco' e outros determinantes interativos.
O sítio http://www.portalcidadegospel.com.br/ de Feira de Santana – BA (criado em 2005) é comandado pelo radialista Denivaldo Costa, fonte para a composição desta análise. No portal, percebe-se a contínua atualização de seu conteúdo jornalístico, que aborda os mais variados temas. “É um site gospel, mas não nos restringimos às notícias evangélicas porque notícia não tem religião”, destaca o radialista. Além disso, consta no endereço um espaço destinado para enquetes, cadastro do internauta e um link na cabeça do portalcidadegospel.com.br que leva o visitante a escutar músicas através do domínio http://www.gileademusic.com.br/
De fato, todo bom portal que se preze oferece aos seus navegantes uma garantia de renovação intelectual e noticiosa, mas sem perder o grande 'X' da questão, a interatividade. Ainda citando Pinho, os sites noticiosos devem explorar ao máximo o potencial interativo da Web. Enquetes e fóruns de discussão são os recursos mais comuns para estimular a participação do leitor e, adicionalmente, conquistar sua fidelidade (2003;p.145). Consequentemente, o retorno da repercussão das posições e opiniões serão geradas e conflitadas, a fim de gerar o dinamismo que a internet é capaz de criar e gerenciar através de suas inúmeras páginas espalhadas pela rede.


Momento da entrevista com Denivaldo Costa / Fotos e Arte: Diego Barros

Denivaldo Costa em Interatividade:


“A importância (da interatividade) é porque a notícia chega através de pessoas que a gente menos espera. Então, a interatividade faz a relação entre o internauta, visitante e site. É feito por pessoas comuns.”


Denivaldo Costa em Elementos:


“Muito mais que fotos ou receber e-mails. A notícia é atualizada de minuto a minuto. A internet é um meio rápido e é bastante importante para a vida dos seres humanos e seus elementos de atualidade são essenciais.”


Denivaldo Costa em Recursos:


“Cadastro de e-mail para saber quem são seus internautas é super interessante, rádio web também. Mas este último ainda não está sendo tão utilizado pelos sites e por vezes pelo próprio usuário”.


Denivaldo Costa em Peridiocidade:


“O site é atualizado todo o dia e a toda hora. A notícia não pára”.


Denivaldo Costa em Contribuição do Público:


“Através de denúncias, dúvidas e mandando notícias diversificadas”.


Faça o download rápido, seguro e gratuito do link abaixo e confira a entrevista exclusiva de Denivaldo Costa aos repórteres Emerson Azevedo e Diego Barros:



REFERÊNCIAS:


COSTA, Denivaldo. Interatividade. Entrevista concedida a Diego de Oliveira Barros e Emerson da Silva Azevedo. 30 jun. 2008.


PASCHOAL, Domingos. Cegalla – Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. Companhia Editira Nacional; São Paulo, 2005.


PINHO, J.B. Jornalismo na Internet: Planejamento e Produção da Informação On-line. 2. ed. Summus; São Paulo, 2003.



Nenhum comentário: