segunda-feira, 30 de junho de 2008

A usabilidade e a arquitetura da informação no meio virtual















Idealizado no ano de 2005 para divulgar fatos de Feira de Santana, o Portal de Notícias integra a empresa FSONLINE http://www.fsonline.com.br/ que atua como provedora da internet na cidade. A parte de jornalismo funciona com dois profissionais que trabalham tanto na produção de texto, quanto na apuração diária dos fatos.

Segundo o repórter Fabrício Almeida, o método empregado é o mesmo da redação de uma emissora de televisão ou de um jornal impresso, com a diferença que o meio de publicação é online, tendo em média 2.500 acessos por dia. Além da rapidez comum ao processo, as notícias são redigidas de forma curta e com linguagem sem formalidades, características pertinentes aos textos para internet.

Cada repórter é responsável pela produção de 5 a 6 matérias diariamente, mas o site também é alimentado por pessoas da comunidade que escrevem colunas fixas, a exemplo do arcebispo de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, e do presidente da Academia Feirense de Letras, Eduardo Kruchewiski que escreve a coluna Poucas e boas.

O site tem sede própria no centro da cidade e emprega ainda um webdesigner, um responsável pelo marketing e também um gerente de conteúdo, que avalia a parte gráfica do site e escreve as matérias especiais, geralmente ligadas às datas comemorativas, a exemplo do dia das mães e do Natal.

Analisando a página principal do Portal de Notícias, percebe-se que há um grande número de hiperlinks, sem que isso afete a usabilidade do site. Qualquer usuário consegue explorar rapidamente o sistema e realizar suas tarefas, mesmo sem conhecimento prévio da página. As ferramentas também são de fácil memorização: depois de certo período sem utilizá-las, as atividades continuam sendo realizadas da mesma maneira, sem que o usuário precise reaprender a interagir com o espaço. Embora várias notícias estejam expostas na página principal, o site é de simples manuseio.

A publicidade também não atrapalha a visualização por parte dos leitores, ocupando apenas uma linha horizontal na parte direita do site. Um desses inserts comerciais é publicado com efeito, mas sem poluir a página. A fonte usada é Verdana, variando do tamanho 12 ao tamanho 22. As cores variam de azul claro, à azul royal e azul escuro. O site também possui alguns boxes em verde claro e muitos títulos publicados em laranja e verde. Segundo o especialista Modesto Farina a escolha certa das cores é uma das maneiras pelas quais as pessoas podem tomar consciência dos acontecimentos ao seu redor.

O especialista explica no livro Psicodinâmica das Cores em Comunicação que a cor azul oferece ao leitor a sensação de liberdade e tranqüilidade. A cor laranja, considerada quente, faz com que o usuário da comunicação e inspiração. Já o branco é estimulante, mas quando usado de forma desregrada causa cansaço e transparece impessoalidade.

Em termos de conteúdo, o site é bastante explicativo, com pequenas chamadas que se abrem para o texto original e completo. Tais chamadas curtas e limpas atraem o leitor porque este tem a possibilidade de ler notícias locais em primeira mão, podendo se aprofundar ouvindo o rádio ou lendo um jornal no dia seguinte. Isso acontece porque a internet tem a vantagem sobre os veículos de comunicação tradicionais (rádio, TV e jornal impresso) de não precisar publicar informações apenas em um determinado horário.

A página também dialoga com outros sites, como é comum aos textos da internet, já que a hipertextualidade é específica da natureza desse tipo de linguagem. No que diz respeito à arquitetura da informação, assunto em voga atualmente em virtude da evolução dos meios tecnológicos, o site é organizado e bem estruturado.

Segundo Elias Machado, a internet começa a ser vista pelos veículos de comunicação tradicionais como fontes de informação. Por causa da velocidade que são divulgadas notícias na internet, os veículos de comunicação virtuais pautam os demais meios. Um exemplo desse fato pode ser observado na notícia do dia 12 de junho de 2008 publicada no FSonline sobre a anulação do concurso da Prefeitura de São Gonçalo dos Campos. Após a divulgação da informação, os jornais e emissoras de rádio começaram a ouvir os envolvidos com maior profundidade para que maiores informações chegassem ao público.

Referência

MACHADO, Elias, O Ciberespaço como fonte para os jornalistas. Salvador: Calandra, 2003. FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. 4 ed. São Paulo: Edgard, Bluchor, 2003.



Nenhum comentário: