“A tipologia é um dos principais elementos de uma página. Ela é uma arte refinada e complexa, que se dedica ao desenho das letras, números e sinais que constituem nosso “alfabeto”. Mas também é o estudo, nomenclatura, classificação em estilos e normalização dessa arte. E também é caracterizado como o trabalho de combinar de maneira coerente os diversos tipos existentes, de modo a tornar uma mensagem clara, legível e atraente”, diz J. B. Pinho (2003, 169 - 180).
A tipologia usada em uma página da Web subconscientemente afeta a maneira como sentimos e percebemos uma página. Uma página pode ser formal ou descontraída, moderna ou tradicional, séria ou amigável, fria ou quente. Você pode modificar completamente o "clima" de uma página apenas pelo uso de uma determinada fonte.
Os tipos são usadas não apenas para comunicar, mas também para traduzir idéias, sensações, emoções, enfim, para “falar” através da escrita.
Existem tipos clássicos, divertidos, elegantes, pesados, leves, sérios, técnicos, instáveis, confusos, uma grande variedade de desenhos e estilos que se prestam para variadas formas de comunicação.
O uso da tipologia revela-se como crucial, em um anúncio vale principalmente do texto para se comunicar, e para isso é preciso saber como e porquê usar essa ou aquela fonte e onde posicionar o texto para obter o melhor resultado.
Na primeira página do site de informações de Feira de Santana o www.fsonline.com.br, podemos notar que existem algumas manchetes de matérias. O título da matéria principal possui a fonte verdana, tamanho 12, negrito, sem serifas, o corpo da matéria principal possui a mesma fonte com o tamanho 10. Os títulos das manchetes estão com cores diferentes mais a cor que mais predomina no site é o preto. Das matérias "secundárias", o tipo de fonte continua a mesma, só o tamanho do título que muda para o mesmo tamanho do corpo do texto correspondente. exemplo: título verdana, tamanho 10, negrito; texto verdana, tamanho 10. Todas as manchetes estão alinhadas à esquerda.
REFERÊNCIAS
PINHO, J. B., Jornalismo na Internet: planejamento e produção de informação online / J. B. Pinho – São paulo: Summus, 2003. - (Coleção novas buscas em comunicação: vol. 71)CARVALHO, Fabio. Acesso em www.fabiocarvalho.com.br dia 23 de junho de 20
Nenhum comentário:
Postar um comentário