segunda-feira, 9 de junho de 2008

Terceiro Milênio e Empregabilidade: O que eu quero pra minha vida?

Leonardo Firmo deu início à palestra Terceiro Milênio e a Empregabilidade com a seguinte problemática: O que eu quero pra minha vida? O questionamento trouxe consigo assuntos acerca da transição na qual estamos vivendo, sobretudo no âmbito do mercado de trabalho, cada vez mais exigente. A atual política das empresas em reduzir cada vez mais os custos acabou dificultando a seleção e a contratação de funcionários. Qualificação é a palavra-chave que Leonardo apresenta como critério para alcançarmos os nossos objetivos e conquistarmos uma vaga no mercado de trabalho.

A professora Ana Cristina participou da palestra citando a importância do auto-investimento como estratégia para galgarmos o nosso futuro. “As pessoas querem trabalho mas não querem ter o trabalho que aquele representa. É necessário ter muita energia, dedicação e conhecimento.” Foi o que falou a professora, complementando que a relação com o mundo é de troca.

A professora Marly Caldas também contribuiu expondo que “quem quer ser profissional tem de ter os objetivos bem definidos. Temos alunos que estão somente passando, e o mercado de trabalho exige muito mais que passar nas disciplinas.” Marly diz ainda que é fundamental para o jornalista estar em contato com a comunidade, onde ele pode estar mais informado e se sentir sensibilizado.” Ela conclui dizendo que estabelecer uma relação entre a comunidade e os poderes constituídos é muito importante para a formação do profissional”.

Finalizando as participações, a aluna Priscila Lima complementou dizendo que “ajudar a comunidade é interessante porque muitas vezes achamos que temos que trabalhar para o mercado o tempo inteiro. Temos de explorar outras vertentes!”, afirmou.

Considerando a empregabilidade como a "qualidade que possui um profissional de propiciar uma carreira profissional bem sucedida como empregado ou autônomo", Leonardo Firmo ressalta que as empresas querem funcionários qualificados, pessoas criativas, inovadoras e flexíveis. Ele afirma que essa conquista pode ser alcançada por meio do esforço próprio: "Temos de ser empreendedores. Você é o seu próprio negócio.", diz.

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