segunda-feira, 9 de junho de 2008

Silêncio - ouça as necessidades do mercado


Para muitos, o mal do século XXI é o desemprego. Mas para os otimistas e aqueles que se qualificam sempre aparecem oportunidades no mercado de trabalho. Esse foi o tema discutido pelo administrador e professor Leonardo Firmo, no dia nove de junho, no auditório da Unef.

Após conceituar emprego e mercado, Leonardo conta que antes de procurar um trabalho é preciso ouvir as necessidades do mercado e após essa etapa saber procurar nos lugares certos. "Muitas vezes uma boa oportunidade de trabalho não está apenas nos classificados de um jornal, mas também pode ser encontrada em um blog que trate da empregabilidade e com auxílio de outras ferramentas na internet.

O professor destaca o taylorismo como um marco decisivo para o desenvolvimento do mercado de trabalho, mas como um ponto prejudicial para o trabalhador. "A divisão do trabalho acelerou a produção e afastou o ser humano do conhecimento “do todo” porque com a separação de funções bem delimitadas o trabalhador passa a conhecer apenas ‘a parte’”, explica Leonardo.

O administrador ainda explica que não basta ter apenas um nível superior ou fazer um curso de inglês para adentrar ao mercado, é necessário consumir de forma consciente conhecimentos de várias áreas que favoreçam a sua atividade.

Nenhum comentário: